sábado, 10 de fevereiro de 2007

O livro da paciencia

Decido fotocopiar um livro da filosofia de Nature Cure. E o homem da loja sugere fazer um livro, com capa rija e tudo, tal e qual um livro, por 200 rupias (4 euros), para cerca de 200 paginas. Ok. Venho buscar amanha antes de partir para sul, para Amma ashram (a santa, iluminada que d’a abracos, la chegaremos).

No dia seguinte ligo pelas 09h para saber se esta pronto, “sim, sim, responde-me do outro lado” “Ok, vou a’I agora para buscar” “OK OK”, responde.

Chego “a loja e nada, nao esta pronto! Comeca o teatro na mente: por um lado o meu impaciente formato cultural por outro o entender que na India tudo funciona diferente e aqui dao-te um banco para esperar ('e o verdadeiro, espera sentada) e tambem te servem o tipico tchai (cha com leite e montes de acucar). Bem, para resumir obtive o livro as 12h30!!! Entretanto, fui a net, fui buscar roupa, sentei-me a aproveitar o local fresco que as vezes tanta falta faz e aproveitei o tempo o melhor que pude, sem me tentar enfurecer tipicamente “a ocidental, pois na realidade o que podes fazer? Nada. “What to do?” smile and be happy. Melhor ainda, respira e espera. A paciencia ‘e mesmo trabalhada aqui na India. E’e claro que as vezes tens de te impor, mas nao perdes muito tempo com palavras. Podes ir embora simplesmente (mas neste caso ja tinha pago servico… what to do? Esperar.

E dizia eu ao homem que tenho autocarro as 13h e digo mais cedo ja prevendo a atitude. E ele tranquilo da vida, do genero, digo eu, "se tens de apanhar o autocarro o livro chegara, se nao, apanhas outro ou vais amanha!!"

E chegou precisamente no timming para poder apanhar o comboio, rumo a Calicut. Mais um desvio no meu plano, que conto acima, no Tema vacinas.

Nenhum comentário: