terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Conversa sobre a India

Duas manas conversam sobre a India, experiencias, sentidos... sensacoes...

Entretanto muito mudou desde que esta conversa aconteceu. Percebo agora que vivi dois meses com os indianos, sem ver pele branca quase e percebo o quao corajosa sou. Serio. Ufa.


Eli: cucu

Guida: cucu linda

G: novidades? ...

queremos saber como caracterizarias as pessoas na ìndia numa só palavra,

E: hummm, isso n pode ser numa palavra= indiano LOLOL

G: e em duas ou três palavras... uma frase.. algo q os defina

E: acolhedores (os que te recebem em casa) e curiosos

quando sorriem, os olhos brilham

E: E sao mais cas maes!

G: mais ca's maes??

E: ok, imagina que entras de carro numa estrada sem alcatrao, no meio de floresta. e pensas, xii, deserto! finalmente ninguem. que nada! em todo o lugar encontras gente!! e muita gente!

velhos criancas... adultos

o transito e' uma loucura fantastica, caotico aos nosso olhos, mas resulta muito fixe, eu c'a gosto

G: mais, conta mais

E: a buzina serve para comunicar estou aqui ou intensao de fazer algo, entao estao sempre a buzinar, ok?

G: lindo

E: mas estao em paz, nao estao a refilar

o lixo e' atirado para a rua, mas depos ha' pessoas que o juntam e 'e queimado mesmo ali.

os autocarros, todos coloridos e ornamentados com flores e deus e santos e gurus e cores e pode ser jesus cristo ou shiva ou ambos lado a lado

e luzinhas que acendem a apagaam, tio arvore natal, tipo o natal 'e mesmo todos os dias.

G: mais...

E: os rickshaws, aquelas motas, tb todas enfeitadas

claro que e' fixe ter amigos indianos , pois eles dizem-te o preco certo

G: País cheio de cor...

E: e assim, n te deixas enganar

G: eles s trafulhas?

E: cor, movimento

bueda trafulhas... acho que os portugueses tem muito de indiano, lol

o passar a estrada e tudo, tudo a desenrasca! mas uma ordem exite neste aparente caos. A lei do momento. POr exmplo, eles conduzem pela esquerda, mas se por uma razao qualquer vem um carro ou moto ou bicileta ou vaca em contra mao, simplesmente desvias-te. Tudo 'e uma corrente que flui, e que pode sofrer mutacoes a cada momento. Evitar o acidente , adaptado a cada momento.

G: lol

ou os indianos mt de portugues?

E: mas as mulheres ocidentais (nos) sao vistas como... hummm mulheres faceis, por causa dos filmes e da desgracada da globalizacao

G: já te sentis-te em algum momento ameaçada?

E: houve um gajo que se meteu comigo, um pouco mais a serio e fingi ligar o telelfone e tal e se ele me continuasse a perseguir ia ao plocia

um outro gajo deu-me o numero de telefone num papel

a indiana minha amiga fartou-se de rir e disse, porque nao gritaste logo com ele?

e' uma vergonha para um indiano meter-se com uma mulher e as indianas acho que berram logo, nao e' como nos que pensamos demais e queremos ser sempre perfeitas e politicamente correctas

entendes?

G: entendo.. elas n dão hipotese lol

E: ah, os comboios: andei num, na carruagem de mulheres, e' lindo. as gaijas a entrarem, 'e a' maluca, furam e fazem cara feia, mas tu se te mantens firme, ficas onde estas, eheheheh. E no final todas sorrimos por dentro. Pis todas tentamos o melhor conforto e isto 'e justo.

G: poderia defeni-las como mulheres do mercado do bulhão (sem desmerito para estas)

IMAGINO A TUA CARA A DIZER... DAQUI N SAIU

E: tens de ser como elas, nao ha' c'a “ah sente-se ou passe passe”, porque senao ficas sem o teu lugar e es levada numa qq corrente. mas isto ‘e feito com um sorriso natural no coracao, uma paz naturalidade, o pessoal vai o tempo todo a falar nas carruagens

e' como se fosse tudo uma grande aldeia

isso e' muito bonito, e colorido, entendes, mais terra.

mais terra. mais instintos

G: sim, sim entendo... nhá aquela cena do alcatrão e os cheiros? q dizes dos Cheiros?

E: isto e' a minha impressao agora, mas sinto que ainda sem pouco sobre esta cultura

hummm, opa' as vezes passas em sitios que cheiram mal e' verdade, mas pronto, depois passou, sabes

lindo lindo e' oservar e cheirar que no meio do que chamamos barracas, pois muitos vivem asssim, por nao ter outra hipotese, eles sao muito higienicos por norma e muito limpinhos e vaidosos, smpre de pente no bolso e arranjar o cabelo. E elas verdadeiras rainhas de sari brilhante e flores nos cabelos, jasmim que cheira tao bem

G: e cerimónias religiosas?

apanhas-te alguma?

E: outra coisa gira e' a cena da todas as religioes juntas em harmonia

ainda nao entrei em nenhuma mas pensei ir a' missa este domingo

para rezar o pai nosso, sem entender patavina.

G: lol

E: qd comecas a aprender algumas palavras de uma lingua, depois mudas de estado e la comeca tudo de novo,,, ehehe

alguma coisas mantem-se claro, mas parece que tudo muda. E muda mesmo.

acho que a seguir vou ver as waterfalls

G: isso n é as casas em barcos?

E: as vezes lembro de ti, qd dizias que em africa passate muito tempo em casa e tal, mas aqui eu aprendo que a gente tem de dizer: ah, quero fazer isto e eisto e depois isto

G: e funerais?

E: olha, a mae do doutor com quem estou morreu ha pouco temop, mas n tive coragem de pergutnar

eles sao cristaos

E:mas as vezes fico cansada de andar com gente, pois tenho de estar sempre a fazer covnersa, afinal tb estou a representar o meu pais

portugal, sinto assim

E: mas agora comeco a pensar mais em mim, senao fico sem energia

isto ta a ser duro,mas isso e muito bom

acho eu

LOL

G: tens q te centrar em ti no teu ser

E: pois pois

G: e roubos, policias... situações caricatas?

E: guida, eu tou na cidade, e' isso que estou a ficar farta, como dizia uma amiga minha, ai' nao encotras deus, pois ao contrario do que as pessoas dizem a India e' uma confusao.

G: isso é tão grande e tanto p ver q terás os sítios para os teus retiros

pq isso é o q n deve faltar aí...

E: pois, mas qd falo com os indianos, e' uma merda, pois eles parecem que nao querem que eu va' para esses sitios

G: mas pq n querem q vás p esses sítios?

q explicação te dão p q n o faças?

E: humm, pq ha' muitos gurus e tal e tal e santos vivos, e depois n desenvolvem

e' uma treta, porque estes que tenho encontrado dizem que tens de trabalhar isso sozinha, com as meditacoes e nao nos ahrams

mas eu tenho de aprender a insistir

o yoga teatcher que me recebeu em bombaim ele disse, se vieste aqui ter, foi pq deus te mandou

e ele ensioume uma meditacao e tal, mas bolas, eu e' que sei o que preciso. e eles parece que estao sempre a tentar ensinar tudo

G: ai nossa senhora... eu só c essas conversas me sito perdida imagino Tu

lol

tu sabes o q precisas mas n deixes de apreender

o q se apreende hj ou amnhã poderá fazer falta

E: e vou dizer-lhe concretatemente qeu quero ir para a Amma e que se ele conhecer outro local de meditacoes e tal que me diga para eu ir experimentear

ha' cenas que eles dizem logo que nao, mas acho que eu tenho de aprender a aceitar o que sou e se quero ir a um sitio vou, e depois eu aprendo

mas por exemplo, fui a academia, gastei muito dinheiro la e para nada. e claro, por outro lado, eles daqui ja conhecem as cenas, n'e?

entoa, o que fazer?

G: pois, o q fazer?

será q em locais mais isolados encontraás o q buscas?

provavelmente n será já

se calhar qd tiveres mais embrulhada por aí...

n sei... sente!

E: pois , mas ate sentir fica complicado ...

ai o meu quarto ontem e acasa do dr jacob, ia flipando

o gajo viaja bueda e entao a casa n tem nada

ate' e' medonho

entao tens de confiar em deus

G: nossa senhora...

E: lolol

e ele vive sozinho

acho que se sente quando pdes ficar e eficas

embora na mente reejas os filmes de terror que vite na tv

mas tasss bem

mas o que aprendo com a indana, 'e assim: qualquer merda ou duvida falar logo

G: exacto

E: mas aqui tudo e' novo

nao entenderes a lingua e' f...

na realidade, tens de te entregar um pouco a deus, guida

e acreditar qeu te protege

opa e eu estou com um amigo de um amigo de uma portugues, f... a mente ‘e que te poe os filmes de terror e a possibilidade de ser tudo uma grande aramcao

mas se entras nessa cena.... vives um filem de terror intenso na cabeca, pois aqui aparentemente tudo e' bairrao da lata e tal, entao nao tens qualquer referencia.

G: N há probelma nenhum. CM te disse, ontem qd adormeci pensei em ti e senti q estavs mt bem e sorri e fechei os olhos

E: isso e' bom

G: é pois, Mana eu tive em Angola, senti algumas das coisas q disses-te

E: exacto

nao ha como viajar para compreeender certas coisas

e ainda estou muito activa para parar por algum mes em algum sitio, porque aidna me sinto turista....

bem maninha,vou bazar que deve estar a aparecer o dr.

para irmos as quedas de agua ou la o que

ele costuma receber pessoas foi o que me disse

G: q lindo. tira fotos e aproveita a cena do turista

E: por isso ja deve saber o que mostrar e tal

pois e isso mm que quero

beijinhos

bem, sei la o que quero, o melhor e' nao querer nada, acho

G: exacto

E: e por outro lado, tenho de fazer como as mulheres dos comboios, ir na direccao que quero ir e mai nada!!!!

senao perdes energia

beijinhos

ehehe, o bom disto e partilhar

G: exacto

E: beijos

p todos

muuuac

G: fala com o luis , ele anda por ai, e acho que meio perdido

ele é mt fixe e já teve no vietnamam e tem experiencia em viajar pelo desconhecido

E: aqui acho qu etoda a gente se sente assim

a n ser que venhas ca estudar algo, e ficas num so lugar

G: pois

olha, dp te conto as minhas cenas

q tenho novidades

e mts bejs e mts

e fica em paz e c Deus

Ernakulam e' a cidade, kerala 'e o estado onde estou.

namast'e

2 comentários:

Unknown disse...

Isto é que foi conversa ;)
Beijocas

Rickie blue disse...

Estas manas são Lindas, as discussões a k eu assiti, lol, mas sempre soube k era fogo de vista(coisa do momento)e sabia k a essa cumplicidade k tanto as une, era maior k tudo...Lindas k falta me fazem...